Praia Grande de Ubatuba, São Paulo

As praias mais famosas de Ubatuba, São Paulo.

A cidade de Ubatuba tem aproximadamente 100 km de extensão de costa marítima entre as divisas com a cidade de Caraguatatuba no Estado de São Paulo até o Estado do Rio de Janeiro com a cidade de Paraty. Soma mais de 100 praias com paisagens deslumbrantes por toda a essa extensão.

É uma cidade estreita e comprida que tem o centro como o marco que divide as chamadas “praias do norte” das “praias do sul”.

Hoje vamos fazer um breve relato sobre as cinco praias mais famosas de Ubatuba, por ordem de mais conhecida e procurada, colocando os pontos prós e contra de cada uma delas.

Praia Grande

Praia Grande de Ubatuba, São Paulo
Praia Grande de Ubatuba, São Paulo

A Praia Grande tem areia branquinha na maior parte de sua extensão e mar agitado, ideal para que gosta de surfar ou pegar “jacaré”. Por ser de mar aberto, é importante ter bastante cuidado ao tomar banho de mar. Existe no local uma sede do Corpo de Bombeiro e ao longo de toda extensão também tem sinalização de correntes e buracos quando necessário. Tem um visual incrível!

Em razão de ser a praia mais famosa e procurada de Ubatuba é a mais cheia de turistas de todas as regiões do Brasil. Entre os meses de outubro a final de março a praia fica assim como na foto. Em dezembro, janeiro e fevereiro mau se consegue andar na areia ou até mesmo encontrar um raio de sol entre os guarda-sóis e tendas. É uma praia para quem gosta de curtição e agito. Pessoas ouvindo alto a sua própria música que se mistura com a do vizinho de tenda, falando alto e crianças correndo para lá e para cá. Não é difícil você encontrar quem até cozinhe ou faça churrasco na areia da praia, que apesar de proibido, as pessoas fazem assim mesmo. É uma verdadeira micareta de carnaval na praia. É lá também que está a maior parte de vendedores ambulantes atraídos pela quantidade de turistas. Fora desse período a praia tem um visual incrível e areia bem clarinha.

Com diversos quiosques, é a praia com melhor infraestrutura. Eu indico sempre o Quiosque Baguari e o Pantai que ficam no extremo norte da praia.

Toninhas

Praia das Toninhas em Ubatuba, São Paulo
Praia das Toninhas em Ubatuba, São Paulo
Praia das Toninhas em Ubatuba, São Paulo
Praia das Toninhas em Ubatuba, São Paulo

A Praia das Toninhas fica ao lado da Praia Grande e tem características muito similares em boa parte da sua extensão. Porém ela se divide, no canto norte (lado esquerdo de quem olha para o mar) ela tem mar de tombo e ondas fortes ideais para prática de surf, já no canto sul (do lado direito de quem olha para o mar) ela tem areia batida e o mar é bem calmo, como uma piscina.

Nos meses de dezembro e janeiro ela fica bastante cheia (a foto a cima foi tirada na baixa temporada e no canto norte). Tem uma grande quantidade de vendedores ambulantes. Grande parte dos turistas que curtem a Praia Grande também curte a Praia das Toninhas, mas essa última é bem menos cheia que a primeira.

Tem uma boa infraestrutura de quiosques, sobretudo no canto sul da praia.

Muito conhecida também por ter as esculturas de concreto dos golfinhos na entrada principal (foto a cima).

Tenório

Praia do Tenório em Ubatuba, São Paulo
Praia do Tenório em Ubatuba, São Paulo

A Praia do Tenório fica do outro lado da Praia Grande. É uma praia maravilhosa de areia branquinha, branquinha, e mar bastante agitado. Tem uma ótima infraestrutura de quiosques e também conta com o trabalho do corpo de bombeiro devido ao mar ser aberto, e muitas vezes, perigoso.

Durante os meses de novembro a fevereiro a praia fica bem parecida com a Praia Grande, lotada, agitada e badalada. Para quem prefere o sossego e quer ouvir o barulho da natureza, fuja dessas praia na alta temporada. No restante do ano a praia é uma delícia, mas fique com cautela nas ondas do mar.

Lázaro

Praia do Lázaro em Ubatuba, São Paulo
Praia do Lázaro em Ubatuba, São Paulo

A praia do Lázaro fica no lado sul da cidade de Ubatuba, tem grande extensão. É visinha da Praia Domingas dias de um lado e da Sununga do outro lado, é possível chegar a ambas a pé partindo do Lázaro. Tem areia batida e mar bem calmo, uma verdadeira piscina natural. Tem boa infraestrutura de quiosques.

Assim como as demais, fica bem cheia no mês de janeiro. Mas nos outros meses mais tranquila. É uma praia frequentada mais por casais com crianças pequenas ou idosos em razão do mar sem bem calmo.

Enseada

Praia da Enseada em Ubatuba, São Paulo
Praia da Enseada em Ubatuba, São Paulo

A Praia da Enseada fica do lado sul de Ubatuba, tem 1,5 km de extensão, areia batida e águas bem calmas, uma verdadeira piscina natural.

Em razão de suas águas calmas e de estar dentro de uma baía protegida essa é a praia ideal para crianças pequenas e idosos que poderão curtir o mar em total segurança. Além do mais, essa praia não tem “mar de tombo” e para se chegar ao fundo é preciso avançar bastante em sentido oceano.

Nela também é bastante comum a prática de esportes como Stand Up Paddle, caiaque e natação. Além daquela deliciosa caminhada ou corrida em sua areia batida. Outras diversões também são bastante comuns como o passeio de banana boat e o passeio de escuna para as ruínas do antigo presídio na Ilha Anchieta, tema para outro post desse blog.

Aqui no blog você pode obter informações mais detalhadas sobre a Praia da Enseada e a  sobre a paradisíaca Prainha da Enseada, uma pequenina praia deserta vizinha, bem pertinho.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *