Quem só pode dar aquela fugidinha do trabalho aos feriados ou tem criança na escola sabe que Ubatuba é um paraíso, porém em certos períodos do ano pode virar um suplício em razão do engarrafamento nas estradas de acesso. Mas agora esse problema começa a ter data para acabar porque esse ano foram anunciados voos diários para Ubatuba nessa temporada de verão. E esse é só o início de uma nova fase do turismo em Ubatuba.
Legal! Mas muita gente ainda tem dúvidas e pergunta: Como ir para Ubatuba de avião?
Resolvi fazer esse post para deixar bem prática essa opção a todos vocês mostrando como fazer para adquirir as passagens e demais informações. A primeira coisa que precisamos saber para dar início às buscas é que os voos são diários, tem 55 minutos de duração e saem do Aeroporto de Congonhas em São Paulo para o Aeroporto Gastão Madeira em Ubatuba às 8h, fazendo o trajeto de volta para São Paulo às 9h20. A companhia aérea é a Azul Conecta, uma subsidiária da Azul e as aeronaves são do modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Fazendo a pesquisa descobri que é possível comprar as passagens pelos sites Submarino Viagens, Decolar.com e no site da própria companhia aérea Azul.
No site da Azul as tarifas são mais baratas e em algumas datas é possível comprar um trecho por menos de R$ 120,00 por pessoa. Sensacional!!! Quase o valor de uma passagem de ônibus que hoje custa por volta de R$ 90,00.
Você consegue imaginar a beleza de voar baixo de São Paulo a Ubatuba apreciando a beleza da Mata Atlântica até ela encostar beijando o mar? Sim, porque Ubatuba é a cidade com maior área preservada desse bioma e uma de suas maiores belezas está justamente no encontro da mata com o oceano, coisa rara de se ver em outras cidades ou países.

Olha que espetáculo chegar de avião nesse paraíso!


O Aeroporto Gastão Madeira
O aeroporto de Ubatuba funciona desde a década de 30. Naquela época a pista tinha 400 metros e era de grama, paralela à praia e servia para pousos das tradicionais aeronaves conhecidas como Paulistinhas. Na década de 50 Ubatuba já dispunha de um ótimo aeroporto com uma pista que proporcionava a aterrissagem de grandes aviões que faziam a rota Rio de Janeiro – São Paulo.
Já no final da década de 60 a cidade recebia os aviões da extinta Vasp, voltados a atender ao turismo das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, ganhando na administração do então prefeito Ciccillo Matarazzo reformas de segurança com ampliação e pavimentação asfáltica.
Pois é, você sabia que Ubatuba já teve voos comerciais com rotas para São Paulo e Rio de Janeiro para atender ao turismo?
Em 2004 a pista recebeu mais uma reforma passando então a 940 metros de extensão, terminal para 70 passageiros e estacionamento para 15 carros.
Em 2015 Ubatuba recebeu 3.260 passageiros e 3.446 aeronaves. Mas foi em 2017, com a licitação do aeroporto que o destino do turismo de Ubatuba começou a mudar. O consórcio Voa SP ganhou o processo licitatório que prevê a implantação de voos regulares incluindo voos executivos para Brasília e Rio de Janeiro.
Locação de carros
Para aqueles que não curtem ficar sem carro no destino, o aeroporto de Ubatuba conta com uma agência da Localiza.
Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no Youtube, Facebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.
Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.
Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.