Boletim publicado pela Prefeitura de Ubatuba

Coronavírus em Ubatuba: qual a situação?

Vira e mexe recebemos algumas mensagens de clientes e amigos nos fazendo perguntas como: Qual a situação do Coronavírus em Ubatuba? É seguro viajar para Ubatuba nesse momento? Quais as medidas tomadas pela Prefeitura? Os hotéis e pousadas estão funcionando em Ubatuba? Os restaurantes estão funcionando em Ubatuba? É permitido ir à praia em Ubatuba?… Então resolvemos fazer esse post resumindo como Ubatuba tem lidado com a pandemia.

Na realidade a pandemia tem afetado todo o mundo e aqui em Ubatuba não está sendo diferente. A primeira reação e preocupação da prefeitura e dos moradores foi o receio com relação à falta de leitos de UTIs na cidade e a possibilidade do turismo trazer o vírus para cá, como ocorreu em algumas cidades litorâneas da Itália.

No dia 19 de março a cidade de Ubatuba tinha 27 casos suspeitos e nenhum confirmado, porém o pavor de assistir esses números crescerem sem um suporte hospitalar adequado e talvez seguir o exemplo da Itália, gerou uma reação rápida da prefeitura em conjunto com a promotoria estadual.

Boletim Coranavírus Ubatuba
Boletim publicado pela Prefeitura de Ubatuba

No dia seguinte, em 20 de março, três dias antes do fechamento determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, o prefeito da cidade emitiu o primeiro decreto municipal, estabelecendo o fechamento de todo o comércio não essencial em Ubatuba, incluindo hospedagens, restaurantes e bares. O decreto municipal também proibia o acesso às praias e o bloqueio das estradas de acesso à cidade.

No dia seguinte a Justiça proibiu os bloqueios das estradas, mas o fechamento do comércio continuou vigorando.

As ruas da cidade ficaram completamente vazias, e como aconteceu em todo o mundo, consequentemente as praias ficaram muito mais limpas. Desde o início Ubatuba é destaque no ranking que acompanha o índice de isolamento social no Estado de São Paulo, permanecendo até hoje como a segunda colocada. A cidade chegou a alcançar a marca de 70% para esse índice.

O primeiro caso confirmado de coronavírus veio em 12 de abril, quase um mês após o fechamento da cidade e o “fechamento” do turismo na cidade.

coronavírus Ubatuba
Boletim publicado pela Prefeitura de Ubatuba

Somente em junho foi autorizada a abertura do comércio local, porém com restrições. Os restaurantes, os quiosques e as praias foram liberadas somente entre as segundas-feiras e quintas-feiras, respeitado o distanciamento social de 2 metros e o uso de máscaras.

No dia 15 de junho a prefeitura publicou um novo decreto, agora permitindo que hotéis e pousadas possam abrir a partir de 01 de julho seguindo protocolos sanitários e com ocupação máxima limitada a 50% dos leitos.

Ok, mas é seguro viajar para Ubatuba? Corro o risco de ser contaminado em Ubatuba?

A situação atual de Ubatuba continua relativamente tranquila e segura. Hoje temos 7 óbitos confirmados, 12 internados e 126 casos confirmados, em uma população de cerca de 90 mil habitantes.

Boletim publicado pela Prefeitura de Ubatuba
Boletim publicado pela Prefeitura de Ubatuba

Como Ubatuba é uma cidade com muitas praias (mais de 100!) e baixa densidade demográfica é possível dizer que é sim relativamente seguro viajar para cá. Você conseguirá caminhar pelas ruas sem muito contato social, visitar diversas praias belíssimas à disposição nos dias de semana para seu descanso e relaxamento merecidos (as praias continuam liberadas apenas durante a semana e para prática de atividades físicas), mas é muito importante que se escolha adequadamente os locais para frequentar, tanto com relação às hospedagens de confiança quanto aos bons restaurantes. Limpeza e higiene deixaram agora de ser apenas uma questão de conforto, passaram a ser uma questão de vida e saúde.

Ahhh mas como faço para escolher um bom local?

Em breve faremos aqui um post indicando os pontos a serem observados na hora da escolha de um hotel ou pousada e outro com relação aos restaurantes. Essa é uma dúvida recorrente e que pode salvar suas férias, e nos dias de hoje, sua vida.

Você pode acompanhar a situação atualizada através do site da Prefeitura clicando aqui.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no Youtube, Facebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba e curta as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

4 thoughts to “Coronavírus em Ubatuba: qual a situação?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *