Ilha Anchieta - Praia Grande / Ubatuba SP

Ilha Anchieta, a segunda maior ilha do Litoral Norte

Ilha Anchieta, Ubatuba SP - foto de Bruno Almir
Ilha Anchieta, Ubatuba SP – foto de Bruno Almir

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre a nossa ilha queridinha, a Ilha Anchieta. E vamos dar informações de como chegar à ilha.

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Litoral Norte de São Paulo e faz parte do Parque Estadual de Proteção Ambiental, o que faz dela um verdadeiro paraíso preservado por cientistas e pesquisadores que cuidam maravilhosamente dos ecossistemas naturais. A pesca é proibida e, com isso, a fauna marinha tem estado cada vez mais rica e diversificada. Tem sido bem comum o encontro com golfinhos, tartarugas e arrais.

A ilha possuí 7  praias inesquecíveis e muita história com as ruínas de um antigo presídio que merce um “post” exclusivo.

As praias principais são:

Praia do Leste

O acesso a essa prainha se dá por trilha a partir da Praia Grande ou da Praia do Presídio. Uma pequenina praia de águas transparentes, mar tranquilo e muita diversidade marinha para um bom mergulho com snorkel. Essa prainha também conta com uma deliciosa bica de água doce que é um verdadeiro chuveiro natural.

Praia do Leste, Ilha Anchieta - Ubatuba SP. Fonte. ubatuba.gov.br
Praia do Leste, Ilha Anchieta – Ubatuba SP. Fonte. ubatuba.gov.br

Praia Grande

Uma extensa praia de areias bem claras e mar bem calmo de água muito limpa. Aqui você terá a oportunidade de ter muito contato com a natureza, se deparando com alguns animais como saguis, quatis e capivaras, e com sorte até com jabutis. Essa praia é muito frequentada por lanchas e iates de cair o queixo de tão lindos.

Você pode curtir uma deliciosa caminhada dessa praia até a próxima praia, a Praia do Presídio.

Ilha Anchieta - Praia Grande / Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia Grande / Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta - Praia Grande / Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia Grande / Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta - Praia Grande / Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia Grande / Ubatuba SP

Praia do Presídio

É nessa praia que desembarcavamm os passeios de escuna em razão de ter ali um pier e os guardas florestais para passar as orientações e receber as taxas estaduais de preservação ambiental. Todavia, após a  pandemia as operadoras de escunas não estão mais fazendo passeios para lá devido a burocracia para desembarcar grupos grandes na ilha.

Ela leva esse nome por conta de ter sido ali, por muitos anos, a sede de um presídio. Hoje mantém-se as ruínas e toda a história dessa ilha que vamos dedicar um “post” exclusivo para contar tudo.

Ilha Anchieta, praia do Presídio - Ubatuba SP
Ilha Anchieta, praia do Presídio – Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta, praia do Presídio - Ubatuba SP
Ilha Anchieta, praia do Presídio – Ubatuba SP

Praia do Sul

Essa é a praia mais rica em fauna marinha e por isso a mais procurada para mergulhos e snokeling. De um visual maravilhoso, um dia nesse paraíso é para nunca mais sair da memória. Existe uma trilha que liga essa praia a Praia do Presídio. Apenas algumas empresas  permissão para desembarcar turistas nessa praia.

Ilha Anchieta - Praia do Sul - Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia do Sul – Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta - Praia do Sul - Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia do Sul – Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta - Praia do Sul - Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia do Sul – Ubatuba SP

 

Ilha Anchieta - Praia do Sul - Ubatuba SP
Ilha Anchieta – Praia do Sul – Ubatuba SP

Como ir à Ilha Anchieta

Antes da pandemia um passeio até ilha era bem simples, bastava contratar uma escuna.

Coma burocracia criada para desembarcar grupos grandes as escunas tiraram a Ilha Anchieta de seus roteiros e para ir a ilha você deve agora procurar uma operadora de lancha. O passeio sai um pouco mais caro porém totalmente exclusivo.

Indicamos a empresa Lancha Ubatuba que trabalha com dois tipos de lanchas fazendo o roteiro Ilha Anchieta e praia do Flamengo. O Diego e a Jana são pessoas maravilhosas que fazem uma trabalho excelente e diferencial.

O passeio na lancha Foker fica em torno de R$ 200,00 por pessoas e na lancha Infinity em torno de R$ 240,00 por pessoa. Em ambas as lanchas é requerido o mínimo de 6 pessoas.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba e algumas receitas do nosso café da manhã, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *