onde ficar em ubatuba

Onde ficar em Ubatuba?

Uma dúvida bastante frequente de qualquer pessoa que visita a cidade é onde ficar em Ubatuba, qual a melhor localização para procurar uma hospedagem.

A cidade de Ubatuba tem aproximadamente 100 km de extensão de costa marítima entre as divisas com a cidade de Caraguatatuba no Estado de São Paulo até o Estado do Rio de Janeiro com a cidade de Paraty. Soma mais de 100 praias com paisagens deslumbrantes por toda a essa extensão.

É uma cidade estreita e comprida que tem o centro como o marco que divide as chamadas “praias do norte” das “praias do sul”.

No centro temos as praias do Cruzeiro e do Itaguá, ambas infelizmente não são próprias para banho há quase 4 décadas. Em torno dessas praias se concentram o centro comercial com bancos, hospital, consultórios médicos, rodoviária, lojas e escolas, e o centro turístico com restaurantes, pizzarias, pousadas, hotéis, lanchonetes, bares e lojas voltadas ao atendimento do turismo da cidade, que chamamos de corredor turístico. Como essas praias não são balneáveis, essa região é mais frequentada e badalada à noite por ter sua principal atração a gastronomia.

Mas também existem praias próprias para banho próximas à região central da cidade, como as praias do Perequê-Açú, Tenório, Vermelha do Centro (essa com o mar mais agitado) e Cedrinho.

Partindo do centro no sentido do Rio de Janeiro temos a região das “praias do norte”, onde se encontram as praias de Itamambuca, Félix, Prumirim, Almada, Ubatumirim, Picinguaba, Vermelha do Norte, a Ilha das Couves e outras. Esse pedaço de Ubatuba é mais selvagem, mais preservado, com menos comércio, menos residências e poucas opções de hospedagem e gastronomia. Na maioria dessas praias temos areias claras, mar bravo com ondas para prática de surf, e o que chamamos de “mar de tombo”, quando a gente entra no mar e já cai em uma profundidade que não alcança o fundo. São praias geograficamente bem parecidas com as do Rio de Janeiro. Em geral essas praias contam com pouca infraestrutura e poucos quiosques, ainda que existam algumas opções interessantes.

Já partindo do centro no sentido de Caraguatatuba temos as “praias do sul”, onde se localizam as famosas praias Grande, Toninhas, Enseada, Santa Rita, Lázaro, Lagoinha, Maranduba, a Ilha Anchieta entre outras. Ao contrário da região norte, essa parte de Ubatuba é mais urbanizada com muitos condomínios residenciais, muitos restaurantes, pousadas, hotéis e quiosques de praia. A maioria das praias são pequenas, charmosas, de mar bem manso e paisagens magníficas. Boa parte dessas praias possuem quiosques.

Legal! Mas então como decido onde ficar? Isso vai depender da sua turma ou família e o que vocês priorizam, mas em geral recomendamos o seguinte:

1º passo: Escolher entre ficar próximo a uma praia de banho para que se possa ir e voltar a pé, por exemplo. Ou ficar próximo ao “agito” noturno, no centro, podendo sair a pé para jantar ou ir a um bar. Se você escolher ficar próximo à vida noturna certamente pegará trânsito durante a temporada de férias para ir e voltar da maioria das praias próprias para banho, podendo levar mais de 1h para chegar ao seu destino. Se você estabelecer como prioridade ficar perto de uma praia poderá ir a um restaurante por perto ou pegar trânsito de aproximadamente 1 h para chegar ao centro à noite.

2º passo: Caso você tenha escolhido ficar próximo a uma praia terá então que escolher entre as “praias do norte” e as “praias do sul”. Se você estiver com crianças, idosos ou quiser curtir uma praia com mais infraestrutura nós recomendamos que você escolha a região sul, onde normalmente as praias são mais mansas e possuem mais quiosques. Já se você está com um grupo de jovens por exemplo, ou quer desfrutar de uma região mais natural, preservada, recomendamos que fique na região norte. Nesse caso você precisa saber que, ainda que existam algumas poucas opções, você estará bem longe de restaurantes e bares, algo como 15 km ou mais.

Esperamos ter conseguido esclarecer algumas dúvidas, mas sabendo que elas vão além, em breve iremos postar dicas específicas sobre cada praia, assim como temas como praias para crianças, praias para surf, praias badaladas, etc.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *