Praia da Lagoa em Ubatuba

Praia da Lagoa em Ubatuba, para quem gosta de vida selvagem

Para aqueles que gostam de “sair à caça” de lugares desconhecidos e pouco frequentados, a Praia da Lagoa em Ubatuba é uma boa pedida. E de quebra você ainda pode conhecer mais três praias maravilhosas, totalmente selvagens: a Praia da Figueira, a Praia da Ponta Aguda e a Praia Mansa.

Praia da Lagoa - Ubatuba / SP
Praia da Lagoa – Ubatuba / SP

A Praia da Lagoa tem areia bem fofa, grossa, amarelada e com muitas conchas. Toda a proximidade ainda está muito bem preservada, é selvagem, e você não verá nenhuma construção, a não ser uma pequenina casinha de um caiçara e as ruínas de uma antiga fazenda colonial onde escravos eram mantidos trabalhando.

O mar é de tombo e bate bastante. Mar totalmente aberto e sem abrigo, porém o lado norte é um pouco mais calmo. A cor do mar varia com a luminosidade do sol tendo tons se alternando entre o azul e o verde.

No canto norte, do lado esquerdo de quem olha para o mar, você encontrará uma enorme e linda lagoa de água doce que dá o nome à praia. Quer perfeição maior? Mar e lagoa em um só lugar!

Lagoa da Praia da Lagoa - Ubatuba / SP
Lagoa da Praia da Lagoa – Ubatuba / SP

O acesso à praia se dá através de uma estrada de terra que se inicia próximo ao portal da divisa entre Ubatuba e Caraguatatuba. Partindo aqui da Pousada Baía das Conchas você deve levar algo em torno de 48 minutos para chegar até o ponto mais próximo da praia. Depois precisará andar por cerca de 600 metros por essa mesma estrada até chegar na areia da praia. O caminho é belíssimo e você verá muitas bromélias e cactos enormes decorando a paisagem. Quem diria que em uma cidade úmida como Ubatuba existiriam tantos cactos, não é mesmo?

O Google Maps e o Waze te levarão facilmente até o final da estrada.

Você poderá tirar o dia para curtir esse cantinho já que bem pertinho de lá, ou no mesmo caminho, você poderá conhecer ainda a Praia da Figueira, a Praia da Ponta Aguda e a Praia Mansa. Todas têm o mesmo perfil de areia e mar, e são totalmente preservadas.

Mas não se esqueça de levar água e algum lanchinho, pois você não encontrará nenhuma estrutura por lá. E, claro, leve o seu lixinho embora com você.

 

Praia da Figueira - Ubatuba / SP
Praia da Figueira – Ubatuba / SP
Praia da Figueira - Ubatuba / SP
Praia da Figueira – Ubatuba / SP

Bem próximo à Praia da Figueira você verá a belíssima Ilha Tamanduá. Nessa pequena ilha existe um banco de areia que nos permite ir “andando pra dentro do mar”. A Ilha é propriedade privada e por um bom tempo teve um restaurante delicioso administrado por um artista argentino.

Praia da Ponta Aguda - Ubatuba / SP
Praia da Ponta Aguda – Ubatuba / SP

Algumas pessoas mais aventureiras costumam fazer todo o trajeto desde a estrada BR-101, passando por todas essas praias até chegar na Praia da Caçandoca e na Caçandoquinha. Outras belíssimas praias para as quais reservaremos um futuro post.

Caso deseje curtir um dia fazendo trilha, recomendamos que contrate um guia de turismo que te trará segurança pelo caminho além de poder contar toda as histórias e mostrar toda a vegetação do lugar pra você.

Indicamos a Ubatuba Tour. Foi com um guia deles que fizemos a trilha e achamos excelente!

Praia Manda -Ubatuba / SP
Praia Mansa – Ubatuba / SP

Recomendamos que visitem essas praias com carro adequado em razão da estrada de terra esburacada e estreita. Mas vale muito a pena, os cenários são de tirar o fôlego.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *