praia da santa rita ubatuba

Praia da Santa Rita em Ubatuba

Hoje vamos falar sobre a mais nova queridinha de Ubatuba, a Praia da Santa Rita. Essa prainha paradisíaca fica “escondida” dentro de um loteamento de livre acesso, formado por luxuosas casas de veraneio, e até bem pouco tempo atrás era desconhecida da grande maioria dos turistas que visitavam a cidade e até mesmo de alguns moradores de Ubatuba.

Escadarias da Praia da Santa Rita em Ubatuba

Essa charmosa praia ficou bastante conhecida recentemente após um perfil do Facebook chamado “Lugares que eu gostaria de ir” publicar umas fotos da praia, tornando essa escadaria a mais famosa da região. Então, se você gosta de praias tranquilas e deseja conhecer a Santa Rita na sua forma mais bonita, ou seja, vazia, procure visitá-la entre o final de fevereiro ou início de março (depois do Carnaval) até meados de dezembro, e se possível fuja dos feriados e finais de semana.

A Praia da Santa Rita

A 11km do centro, a Praia da Santa Rita fica entre as praias da Enseada e Perequê-Mirim, com acesso pela Rua Tarumãs, entre os kms 60 e 59 da Rodovia Rio-Santos. Para ter acesso à praia você terá que passar por dentro do loteamento e se identificar na guarita. Os vigias costumam pedir uma colaboração voluntária para a limpeza da praia já que a prefeitura acaba não fazendo esse serviço no local.

Pequena em sua extensão, tem areias claras puxando para o amarelado. Normalmente o mar é muito manso, uma linda “piscina”, ideal para crianças e famílias. Em razão de estar localizada dentro de uma baía, o mergulho se torna bastante seguro por não estar em mar aberto.

Da baía você avistará a praia do Perequê-Mirim à sua direita e à frente verá os barcos ancorados no Saco da Ribeira.

Vista da Praia do perequê-mirim visto da praia da Santa Rita em Ubatuba
Ao fundo a praia do Perequê-Mirim visto da Praia da Santa Rita em Ubatuba
Vista dos barcos ancorados na praia da Ribeira em Ubatuba
Vista dos barcos ancorados no Saco da Ribeira em Ubatuba

Em razão de suas águas calmas, essa praia paradisíaca te dá oportunidade de viver experiências únicas como remar de lá até a praia vizinha, a Enseada, de caiaque ou de stand up paddle. Você encontrará esses equipamentos no local para locação por hora.

Stand Up Padle na Praia da Santa Rita em Ubatuba
Stand up paddle na Praia da Santa Rita em Ubatuba

Na praia você vai encontrar um quiosque apenas na temporada de verão e nos finais de semana. É um simpático quiosque improvisado com estacas de eucaliptos e que tem o melhor pastel da cidade. O de Romeu e Julieta é de comer ajoelhado, rsrs.

Na praia não é permitido levar animais de estimação e nem som alto.

O pôr do sol na Praia da Santa Rita

Em razão da sua geografia e da posição em que está em relação à Serra do Mar, essa praia possui um dos mais lindos pores do sol de Ubatuba. Não deixe de ter essa experiência, é imperdível!

Belíssimo pôr do sol na Praia da Santa Rita em Ubatuba
entardecer na praia da Santa Rita em Ubatuba
Entardecer na Praia da Santa Rita em Ubatuba

O loteamento da Praia da Santa Rita

A administração do loteamento costuma pedir uma contribuição voluntária aos visitantes para a limpeza da praia já que a prefeitura não faz esse serviço no local. Não é permitido ao loteamento e à associação de bairro impedirem o acesso à praia.

No loteamento também não é permitido haver comércio, por isso você só encontrará hospedagem na praia vizinha, a Enseada.

Caso deseje ir de carro, deverá acordar cedinho porque as poucas vagas para estacionar pertro da praia se esgotam rapidamente. Mas isso não é motivo para desespero pois você poderá ir a pé fazendo uma linda caminha de mais ou menos uns 600 metros, dependendo de onde consiga estacionar.

Nossa pousada se encontra bem pertinho dessa praia, algo como 500 metros, de modo que você poderá ir a pé. Fizemos um vídeo mostrando o caminho da pousada até a Praia da Santa Rita. Olha que lugar lindo!

Esse vídeo abaixo mostra algumas imagens áreas fantásticas da praia e da baía como um todo.

Indo para a Praia da Santa Rita por trilha

Para os mais aventureiros, há uma trilha que vai da praia do Perequê-Mirim até a Praia da Santa Rita. Com as paradas para fotos da magnífica vista, você levará algo como 20 minutos caminhando por uma trilha de nível fácil porém estreita até chegar na praia em frente à famosa escadaria. Mas não recomendamos que vá pela trilha se estiver acompanhado por idosos ou crianças pequenas.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *