Praia do Matarazzo

Praia do Matarazzo: pisou, casou!

Antigamente chamada de “Prainha do Morro”, essa pequenina e charmosa praia de apenas 100 metros de extensão, areia batida e amarela, mar bem mansinho, fica bem pertinho do centro da cidade. Algumas pedras na sua extensão de areia dão um charme a mais à essa praia.
Praia do Matarazzo
Praia do Matarazzo

 

Praia do Matarazzo
Praia do Matarazzo
Localizada entre as praias do Cruzeiro e do Perequê-Açú, dali se tem uma vista privilegiada para a cidade de Ubatuba, abrangendo as baías do Itaguá e do centro.
vista da baía do Itaguá e do centro
Vista da baía do Itaguá e do centro
O acesso à prainha se dá através de uma estradinha de aproximadamente 250 metros ao final da ponte de quem vem do centro sentido a praia do Perequê-Açú, à direita, passando por um lindo mirante onde fica a estátua em homenagem a São Pedro, o padroeiro da cidade de Ubatuba. Já a referência de quem vem da praia do Perequê-Açú em direção ao centro é a entrada à esquerda na cabeceira da ponte.
vista do mirante da prainha
Vista do mirante da prainha

Seu nome vem do fato de ali ter sido o local da mansão de veraneio do ilustre empresário da tradicionalíssima família Matarazzo, Francisco Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como “Ciccillo Matarazzo”. Atualmente no imóvel funcionam uma casa noturna famosa chamada 180 graus e o gastrobar Cafe de La Musique Ubatuba. Para aqueles que não curtem balada, tomar um café ou um drinque com uma esplendorosa vista para a baía de Ubatuba ao pôr do sol é imperdível.

antiga mansão do Cicililo Matarazzo
Antiga mansão de Ciccillo Matarazzo, hoje a casa noturna 180 graus e o gastrobar Cafe de la Musique

Cafe de la Musique – Estrada da Coaquira , 600, Ubatuba, SP 11680-000 – Tel: (11) 99398-3121.

cafe de la musique
Cafe de La Musique Ubatuba – foto extraída da página de facebook do estabelecimento

Curiosidade

Dada a sua localização próxima ao centro e pelo fato de ficar bem escondidinha, essa prainha foi palco de muitos encontros amorosos secretos há algumas décadas. Por esse motivo carrega consigo até os dias atuais, a lenda de que casais que pisam em sua areia acabam no altar, rsrs. E aí, que tal visitar essa prainha e dar uma forcinha para aquele casamento sair logo?

História

Existia ali, onde hoje é um enorme condomínio fincado no morro, um túnel que levava até o outro lado do morro do Caruçú-Mirim, na avenida Félix Guisard. Chamado de “Túnel da Prainha”, sua abertura ainda pode ser vista na avenida e foi passagem secreta para a fuga de escravos e posteriormente também utilizado por piratas com seus tesouros.

São Pedro Pescador, o padroeiro da cidade

Todos os anos desde 1923 o dia 29 de junho, dia de São Pedro Pescador, e feriado municipal, é comemorado com uma procissão marítima saindo da Igreja Matriz com a imagem do santo até o palco da festa onde acontece a missa campal. A Festa de São Pedro Pescador geralmente dura 5 dias com venda de artigos artesanais, comidas, apresentações de danças e shows locais. Tradicionalmente a principal barraca vende a famosa tainha assada na brasa acompanhada de uma porção de arroz e salada de batatas. Uma delícia!
Estátua de São Pedro Pescador
Estátua de São Pedro Pescador no mirante entre a Praia do Cruzeiro e a Praia do Matarazzo

Ciccillo Matarazzo

Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho (1898-1977), industrial, mecenas e político, foi Prefeito de Ubatuba de 1964-1969 tendo passado por dois processos de cassação. O primeiro em razão de suas constantes viagens ao exterior e o segundo em decorrência de uma denúncia de irregularidades em seu mandato. Ambos os processos não chegaram ao êxito, porém após o desgaste, o prefeito acabou renunciando e deixando o cargo para o presidente da Câmara dos Vereadores de Ubatuba, Fiovo Frediani, já que seu vice se recusou a assumir a prefeitura da cidade.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *