A magnífica e paradisíaca Prainha da Enseada fica no canto norte da Praia da Enseada, no finzinho da praia, do lado esquerdo de quem olha para o mar.
De pequena extensão e “decorada” por lindas pedras distribuídas em suas areias claras, essa prainha tem como paisagem toda a longa Praia da Enseada.
Para chegar até a Prainha será preciso percorrer uma trilha fácil e curta, são apenas 240 m de distância. Durante todo o caminho se tem a visão do mar possibilitando várias paradas para cliques fotográficos, um mais lindo do que o outro.
A trilha
São 240 m de trilha de nível fácil, um passeio de aproximadamente 4 minutos.
Essa trilha é o comecinho de uma trilha bem mais longa que leva à Praia de Fora e à Praia do Godói, tema que abordaremos em outro post desse blog.
A Prainha



Ubatuba
A cidade de Ubatuba tem aproximadamente 100 km de extensão de costa marítima entre as divisas com a cidade de Caraguatatuba no Estado de São Paulo até o Estado do Rio de Janeiro com a cidade de Paraty. Soma mais de 100 praias com paisagens deslumbrantes por toda a essa extensão.
É uma cidade estreita e comprida que tem o centro como o marco que divide as chamadas “praias do norte” das “praias do sul”.
No centro temos as praias do Cruzeiro e do Itaguá, ambas infelizmente não são próprias para banho há quase 4 décadas. Em torno dessas praias se concentram o centro comercial com bancos, hospital, consultórios médicos, rodoviária, lojas e escolas, e o centro turístico com restaurantes, pizzarias, pousadas, hotéis, lanchonetes, bares e lojas voltadas ao atendimento do turismo da cidade, que chamamos de corredor turístico. Como essas praias não são balneáveis, essa região é mais frequentada e badalada à noite por ter sua principal atração a gastronomia.
Mas também existem praias próprias para banho próximas à região central da cidade, como as praias do Perequê-Açú, Tenório, Vermelha do Centro (essa com o mar mais agitado) e Cedrinho.
Partindo do centro no sentido do Rio de Janeiro temos a região das “praias do norte”, onde se encontram as praias de Itamambuca, Félix, Prumirim, Almada, Ubatumirim, Picinguaba, Vermelha do Norte, a Ilha das Couves e outras. Esse pedaço de Ubatuba é mais selvagem, mais preservado, com menos comércio, menos residências e poucas opções de hospedagem e gastronomia. Na maioria dessas praias temos areias claras, mar bravo com ondas para prática de surf, e o que chamamos de “mar de tombo”, quando a gente entra no mar e já cai em uma profundidade que não alcança o fundo. São praias geograficamente bem parecidas com as do Rio de Janeiro. Em geral essas praias contam com pouca infraestrutura e poucos quiosques, ainda que existam algumas opções interessantes.
Já partindo do centro no sentido de Caraguatatuba temos as “praias do sul”, onde se localizam as famosas praias Grande, Toninhas, Enseada, Santa Rita, Lázaro, Lagoinha, Maranduba, a Ilha Anchieta entre outras. Ao contrário da região norte, essa parte de Ubatuba é mais urbanizada com muitos condomínios residenciais, muitos restaurantes, pousadas, hotéis e quiosques de praia. A maioria das praias são pequenas, charmosas, de mar bem manso e paisagens magníficas. Boa parte dessas praias possuem quiosques.
Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no Youtube, Facebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba, curta e comente as nossas postagens.
Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.
Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.