Costeira de Ubatuba

Qual o melhor período para viajar para Ubatuba?

Muitas pessoas vêm a Ubatuba e se incomodam com a cidade muito lotada ou com muita chuva e tempo instável. Assim como em qualquer outra cidade que visitamos o ideal é sabermos o período que melhor atenda as nossas espectativas, como tempo seco ou úmido, muito quente ou agradável, água fria ou quente, maior ou menor risco de pegar chuva, etc.

O que acontece muito aqui em Ubatuba é que a grande maioria das famílias com crianças só podem visitar a cidade em janeiro nas férias escolares, alge do verão e período de maior incidência de chuvas e maior movimento de turistas. Com isso acabaram apelidando a cidade de “Ubachuva”, mas não é bem assim.

Como em qualquer lugar tropical no mundo, o verão é o período mais chuvoso. Na Flórida e no Caribe, por exemplo, é no verão que chegam os furações (de julho a setembro).

Primavera

O mês das flores. A primavera em Ubatuba tem dias quentes com temperaturas na casa dos 25 graus e noites frias com mínimas de 18 graus. É o período mais chuvoso de Ubatuba então você poderá dar sorte de pegar dias maravilhosos de sol, calor e com paisagens de tirar o fôlego, mas também podem ocorrer dias de chuva constante, talvez um pouquinho de frio, em que você poderá conhecer uma Ubatuba diferente. Dias chuvosos também têm seu charme por aqui, pode acreditar. A umidade deixa o verde da Mata Atlântica mais vivo e mais deslumbrante, tornando-a a protagonista desse período do ano.

Nesse périodo a cidade fica vazia durante a semana e cheia aos finais de semana, mas longe do número de turistas do verão. As diárias das hospedagens ficam em torno de 30% mais baratas do que no verão.

Verão

Praia das Toninhas num dia típico de verão
Praia das Toninhas num dia típico de verão

Estação das férias escolares. Esse é o período em que a cidade fica mais cheia devido à facilidade de famílias com crianças viajarem por conta das férias escolares.

A cidade fica repleta de famílias com crianças, muito trânsito e fila para passeios e restaurantes.

Nesse período do ano as temperaturas costumam ficar entre 30 graus de máxima e 25 graus de mínima. Devido à umidade, chove quase diariamente no período da tarde. Os dias começam com céu aberto e por volta das 13 ou 14 horas começam carregar de nuvens para então despencar aquela tempestadade. É muito comum também ocorrerem sequências de alguns dias chuvosos, embora ainda bem quentes.

A água do mar fica calma e fria. Como estamos vindo de um período de primavera em que as temperaturas noturnas são baixas, o mar nesse período ainda está bem frio. O céu sempre leva aquela nuvem como decoração.

É nesse período também que as diárias das hospedagens ficam mais caras devido à grande procura.

Eu costumo sempre aconselhar casais sem filhos em época escolar a evitarem esse período e optarem pelo Outuno.

Outono

Praia da Enseada num dia de outono
Praia da Enseada num dia de outono

O outono ocorre entre 20 de março e 21 de junho, é o período mais seco em Ubatuba, portanto com baixíssima probabilidade de chuvas.

Nesse período os dias em Ubatuba são espetaculares, daqueles de céu azul sem qualquer névoa e mar transparente com cores variadas entre verde água e azul. As noites são estreladas e a Lua está sempre por ali decorando o céu e o passeio. São os dias mais lindos do ano com toda certeza.

Temperaturas com máxima de 30 graus e mínima de 26 graus em média.

A água do mar fica mais limpa e transparente devido à pouca chuva e assim pouca influência de água doce que escorre dos rios. Mar calmo na maior parte dos dias e muito quente.

Muita gente acredita que o outono aqui seja frio e mar gelado, mas estão completamente equivocados. É nesse período que o mar fica mais quente, afinal de contas ele acabou de passar por 3 meses de sol escaldante de verão e vai começar a esfriar no início do inverno quando as temperaturas noturnas começarem a cair.

Nesse périodo a cidade fica vazia durante a semana e cheia aos finais de semana, mas longe do número de turistas do verão. As diárias das hospedagens ficam em torno de 30% mais baratas do que no verão.

Inverno

Ahhh, o inverno é aquele período para quem quer tirar fotos maravilhosas de Ubatuba! Com tempo super seco os dias ficam muito abertos. Céu de azul intenso e os raios solares refletindo sobre o mar.

As noites são de cair o queixo. Luas “enormes” de um amarelo indescritível dão início às noites que terminam com um luar daqueles que nos fazem dispensar a luz da lanterna dos nossos carros. Nesse período é muito frequente observar os moradores da cidade ou os visitantes parando os seus carros para fazerem lindas fotos da lua e do anoitecer. Uma taça de vinho sob a luz da lua deixa seu passeio com um toque de romantismo.

Acredite, é muito difícil fazer frio em Ubatuba. As temperaturas ficam entre 24 graus de máxima e 18 de mínima à noite. Praia de dia e pizza com vinho de noite.

Com a cidade vazia e as diárias 50% mais baratas, Ubatuba é uma ótima opção de passeio nesse período também.

Bem, espero ter conseguido passar um panorama do clima em Ubatuba em todas as estações do ano, assim vocês podem escolher de acordo com aquilo que desejam e esperam no seu passeio. Ou até mesmo aproveitar para conhecer as “diferentes Ubatubas” que temos em cada período.

Para mais dicas e informações sobre as praias de Ubatuba, clique aqui.

Também damos dicas sobre bons locais para comer e beber sem qualquer vículo de propaganda, só indicamos os locais que frequentamos por apreciar a qualidade. Clique aqui.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba e algumas receitas do nosso café da manhã, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *