Trilha para a Praia da Sete Fontes

Hoje eu vou compartilhar aqui com vocês nosso passeio para a Praia da Sete Fontes por trilha. A trilha tem 3,4 km e levamos 1h12m, o ponto mais alto tem 81 metros. Uma trilha de fácil para médio. Meu sobrinho de 12 anos fez tranquilamente. Boa parte da trilha é sombreada e fresca pelo ar úmido da Mata Atlântica.

Arrumamos nossas mochilas com garrafas de água geladinha, um salgadinho, protetor solar e boné ou viseira. Antes de qualquer trilha precisamos estar preparados. Um bom tênis é essencial assim como uma mochila nas costas para que você mantenha as mãos livres para se apoiar em alguma árvore ou em caso de tropeçar, ok?

Pegamos o carro e fomos para a Praia da Ribeira. Você deve entrar no trevo da Rodovia BR101 e seguir sentido Ribeira Mall. Vá até o fim da estradinha pavimentada onde tem uma pequenina pracinha com vista para o mar e começa uma estrada estreita de terra. Ali procure um lugar para estacionar e siga pela estrada de terra, agora a pé.

Início da estrada de terra
Foto: Início da estrada de terra.

Logo no começo da estrada você vai ver essa placa indicativa da foto acima. Para chegar ao destino final, a Praia da Sete Fontes, você vai antes percorrer toda a extensão da Praia da Ribeira e do Flamengo. Duas praias lindíssimas.

Quase chegando a primeira praia, você vai se deparar com uma estreitíssima viela a esquerda que te leva a uma imagem deslumbrante da Praia da Ribeira.

Viela na trilha da Sete Fontes
Foto: Viela de acesso a praia da Ribeira

Você chegou na primeira praia dessa trilha, a Praia da Ribeira. Atualmente, por ser uma praia bastante abrigada, tem muitos barcos aportados o que afastou um pouco os bahistas.  Uma praia pequena, de mar bem manso e areia clara e fofa.

Praia da Ribeira
Foto: Praia da Ribeira
Trilha para a Praia da Sete Fontes

Percorra por toda a extensão da praia para localizar a continuação da trilha, você verá facilmente o local.

praia da Ribeira
Foto: Continuação da trilha sentido praia do Flamengo e Sete Fontes.

A partir daí vem mais algum tempo sobre sombra e com vistas deslumbrantes até você chegar a próxima praia. Toda a trilha é bem marcada e difícil se perder.

foto da trilha
Foto: Pedaço da trilha

Até que então você chega na Praia do Flamengo. A praia é um verdadeiro paraíso. Águas claras, mar bem manso e areia fofa e clara, essa praia é uma das preferidas dos donos de lanchas e iates. Tem um restaurante de frutos do mar maravilhoso.

Praia do Flamengo
Foto: Praia do Flamengo

 

Indicação de continuação da trilha
Foto: Placa de indicação de continuação da trilha

Aproveite para descansar um pouco, tomar um banho de mar, relaxar e fazer fotos maravilhosas porque a maior parte da trilha ainda está por vir.

Parte ígreme da trilha
Foto: Parte ígreme da trilha

Essa parte da trilha ficará mais ígreme e em algumas partes você vai se deparar com essas escadas. Mas nada muito cansativo não. Ao fim da trilha terá então a famosa Praia da Sete Fontes.

A praia é pequenina como as outras, de mar bem manso e areia amarelada. Águas bem claras. Tem uma boa estrutura de quiosques e você também poderá fazer snorkeling, remar de caiaque ou Stand Up sem qualquer perigo. Praia bastante abrigada.

 

Praia da Sete Fontes
Foto: Praia da Sete Fontes

Claro que eu aproveitei e remei um pouco com meu sobrinho de 12 anos. É supler tranquilo e pega rápido o jeito da prancha. Vale super a pena. É fascinante!

Stand Up na Praia da Sete Fontes
Stand Up na Praia da Sete Fontes

No final do dia já estávamos bem cansados depois da trilha, do remo e do sol da praia então resolvemos voltar de barco com o Agnelo, vou deixar o contato dele aqui. Caso prefiram ir e volta de barco direto a Praia da Sete Fontes também é uma opção. Dessa maneira você também fica livre dos horários de escunas e lanchas. Está bem comum esse tipo de serviço de táxi boat em Ubatuba.

Agnelo nos levando até o Ribeira onde estacionamos o carro
Agnelo nos levando até o Ribeira onde estacionamos o carro

Agnelo Peralta – cel. (12) 99662-8645

Claro que fiz um vídeo do nosso dia por lá.

Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba e algumas receitas do nosso café da manhã, curta e comente as nossas postagens.

Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *