top of page
  • Foto do escritorPousada Baía das Conchas

Tudo sobre a Praia da Enseada em Ubatuba

A Praia da Enseada

Hoje vamos falar tudo sobre a Praia da Enseada, "a nossa praia". Há 3 minutinhos caminhando, mais ou menos 100 metros da nossa pousada (Pousada Baía das Conchas) essa praia é o lugar preferido de famílias com crianças e idosos, ou casais. Aqui a bagunça passa longe, rsrs.


A Praia da Enseada fica do lado sul de Ubatuba, tem 1,5 km de extensão, areia batida e águas bem calmas, uma verdadeira piscina natural.







Em razão de suas águas calmas e de estar dentro de uma baía protegida essa é a praia ideal para crianças pequenas e idosos que poderão curtir o mar em total segurança. Além do mais, essa praia não tem "mar de tombo" e para se chegar ao fundo é preciso avançar bastante em sentido oceano.


Nela também é bastante comum a prática de esportes como Stand Up Paddle, caiaque e natação. Além daquela deliciosa caminhada ou corrida em sua areia batida. Outras diversões também são bastante comuns como o passeio de banana boat e o passeio de escuna para as ruínas do antigo presídio na Ilha Anchieta, tema para outro post desse blog.


Dada a sua proximidade com o Parque Marinho da Ilha Anchieta, é bastante comum vermos aqui tartarugas, arraias e golfinhos, sendo um ótimo ponto de prática de snorkeling. Procure sempre as costeiras onde estão os alimentos e abrigos dos peixinhos.



O Pôr do Sol


Dada sua posição geográfica, o pôr do Sol na Praia da Enseada é um espetáculo à parte. Melhor do que descrever aqui é colocar uma foto para vocês já irem sonhando com as suas férias, rsrs.





Já imaginou aquela caminhada romântica à luz do pôr do sol com seu amor?


A estrutura


A Praia da Enseada foi o primeiro polo turístico de Ubatuba, sendo assim possui uma boa infraestrutura tanto de pousadas e hotéis como também de restaurantes e quiosques. Só tomem cuidado ao escolher porque alguns são mais antigos e não tiveram a manutenção adequada.


No canto sul da praia, próximo à nossa pousada, você vai encontrar o Quiosque Recanto Manso que possui umas cadeiras de madeira lindas e ombrelones brancos. Lá, além das tradicionais porções de camarão e lula você também encontra uns pratinhos executivos para quem quer se alimentar corretamente sem perder o dia na praia.





Mais ao norte da praia estão os quiosques mais antigos, das tradicionais famílias caiçaras. Eu costumo indicar o Quiosque da Mana, administrado pela família de uma grandíssima amiga de infância. Nesse lugar eu confio na limpeza e na segurança, além disso, aqui o "sabor caiçara" de tudo o que sai da cozinha continua preservado.



Passeios de escuna


Como a Praia da Enseada está pertinho da Ilha Anchieta, de lá você consegue pegar passeios de escuna para a ilha. São duas operadora que trabalham no canto norte da praia, a Galha Negra e a Mar Azul Turismo. Cada uma delas faz o passeio por um percurso diferente e vale a pena estudar direitinho a  preferência de cada um. Vamos falar mais sobre o tema em um post específico da Ilha Anchieta, OK?


Praias vizinhas


Quem passa o dia na Praia da Enseada também pode visitar as praias vizinhas, Prainha da Enseada no canto norte e Praia da Santa Rita no canto sul, com uma caminha gostosa e tranquila.






A Capela da Santa Rita


Entre as muitas coisas a fazer e visitar na Praia da Enseada, ainda tem uma charmosa capela dedicada à Santa Rita de Cássia que merece um post à parte aqui no nosso blog. Foi aqui que Márcio e eu nos casamos no ano de 2006, rsrs. Vou colocar umas fotos aqui para deixar vocês curiosos...




Gostou das informações? Inscreva-se em nossos canais no YoutubeFacebook e Instagram para acompanhar todas as dicas de turismo em Ubatuba e algumas receitas do nosso café da manhã, curta e comente as nossas postagens.


Todas as fotos e vídeos inseridos nesse blog é de autoria da Natalia Ribeiro do Valle, proprietária da Pousada Baía das Conchas.


Tem uma sugestão de pauta? Deixe aqui um comentário.

Conheça a Pousada Baía das Conchas clicando aqui.

Comentarios


pousada em ubatuba
bottom of page