Tudo sobre a Praia da Enseada em Ubatuba

A Praia da Enseada

Hoje vamos falar tudo sobre a Praia da Enseada, “a nossa praia”. Há 3 minutinhos caminhando, mais ou menos 100 metros da nossa pousada (Pousada Baía das Conchas) essa praia é o lugar preferido de famílias com crianças e idosos, ou casais. Aqui a bagunça passa longe, rsrs.

A Praia da Enseada fica do lado sul de Ubatuba, tem 1,5 km de extensão, areia batida e águas bem calmas, uma verdadeira piscina natural.

Praia da Enseada
            Praia da Enseada – Ubatuba / SP
Praia da Enseada/ Ubatuba/ SP
            Praia da Enseada/ Ubatuba/ SP

Praia da Enseada/ Ubatuba/ SP

Praia da Enseada/ Ubatuba/ SP

Em razão de suas águas calmas e de estar dentro de uma baía protegida essa é a praia ideal para crianças pequenas e idosos que poderão curtir o mar em total segurança. Além do mais, essa praia não tem “mar de tombo” e para se chegar ao fundo é preciso avançar bastante em sentido oceano.

Nela também é bastante comum a prática de esportes como Stand Up Paddle, caiaque e natação. Além daquela deliciosa caminhada ou corrida em sua areia batida. Outras diversões também são bastante comuns como o passeio de banana boat e o passeio de escuna para as ruínas do antigo presídio na Ilha Anchieta, tema para outro post desse blog.

Dada a sua proximidade com o Parque Marinho da Ilha Anchieta, é bastante comum vermos aqui tartarugas, arraias e golfinhos, sendo um ótimo ponto de prática de snorkeling. Procure sempre as costeiras onde estão os alimentos e abrigos dos peixinhos.

O Pôr do Sol

Dada sua posição geográfica, o pôr do Sol na Praia da Enseada é um espetáculo à parte. Melhor do que descrever aqui é colocar uma foto para vocês já irem sonhando com as suas férias, rsrs.

Por do Sol na Praia da Enseada
Pôr do Sol na Praia da Enseada – Ubatuba / SP

Já imaginou aquela caminhada romântica à luz do pôr do sol com seu amor?

A estrutura

A Praia da Enseada foi o primeiro polo turístico de Ubatuba, sendo assim possui uma boa infraestrutura tanto de pousadas e hotéis como também de restaurantes e quiosques. Só tomem cuidado ao escolher porque alguns são mais antigos e não tiveram a manutenção adequada.

No canto sul da praia, próximo à nossa pousada, você vai encontrar o Quiosque Recanto Manso que possui umas cadeiras de madeira lindas e ombrelones brancos. Lá, além das tradicionais porções de camarão e lula você também encontra uns pratinhos executivos para quem quer se alimentar corretamente sem perder o dia na praia. Mais ao norte da praia estão os quiosques mais antigos, das tradicionais famílias caiçaras. Eu costumo indicar o Quiosque da Mana, administrado pela família de uma grandíssima amiga de infância. Nesse lugar eu confio na limpeza e na segurança, além disso, aqui o “sabor caiçara” de tudo o que sai da cozinha continua preservado.

Quiosque da Mana, praia da enseada, Ubatuba / SP
Quiosque da Mana na Praia da Enseada – Ubatuba / SP

Passeios de escuna

Como a Praia da Enseada está pertinho da Ilha Anchieta, de lá você consegue pegar passeios de escuna para a ilha. São duas operadora que trabalham no canto norte da praia, a Galha Negra e a Mar Azul Turismo. Cada uma delas faz o passeio por um percurso diferente e vale a pena estudar direitinho a  preferência de cada um. Vamos falar mais sobre o tema em um post específico da Ilha Anchieta, OK?

Praias vizinhas

Quem passa o dia na Praia da Enseada também pode visitar as praias vizinhas, Prainha da Enseada no canto norte e Praia da Santa Rita no canto sul, com uma caminha gostosa e tranquila.

Prainha da Enseada, Ubatuba/ SP
Prainha da Enseada – Ubatuba / SP
Praia da Santa Rita, Ubatuba / SP
Prainha da Santa Rita – Ubatuba / SP

A Capela da Santa Rita

Entre as muitas coisas a fazer e visitar na Praia da Enseada, ainda tem uma charmosa capela dedicada à Santa Rita de Cássia que merece um post à parte aqui no nosso blog. Foi aqui que Márcio e eu nos casamos no ano de 2006, rsrs. Vou colocar umas fotos aqui para deixar vocês curiosos…

Capela de Santa Rita de Cassia, Praia da Enseada, Ubatuba, SP,
Capela de Santa Rita de Cássia na Praia da Enseada – Ubatuba / SP
Capela de Santa Rita de Cassia, Praia da Enseada, Ubatuba, SP
Capela de Santa Rita de Cássia na Praia da Enseada – Ubatuba / SP

Pousada Baía das Conchas

A Pousada Baía das Conchas, em Ubatuba, nasceu de um sonho, um sonho de um casal jovem em busca de qualidade de vida e mais tranquilidade na cidade natal dela. Ele economista de uma multinacional e ela advogada, largaram tudo para se dedicarem a pousada e fazem tudo com muito carinho e dedicação alimentando dia a dia esse sonho. A decoração da pousada tem estilo praiano e foi toda elaborada pessoal e manualmente pela proprietária que procura sempre manter uma atmosfera clean, alegre e aconchegante. O café da manhã, dentro do possível, é todo feito na pousada, com receitas próprias, inclusive os deliciosos pães artesanais. A Pousada Baía das Conchas fica a uma quadra da Praia da Enseada, a cerca de 500 m da Praia de Santa Rita e a aproximadamente 8 km ao sul do centro turístico de Ubatuba. Também estamos bem pertinho da Ilha Anchieta, são só 30 minutinhos de escuna saindo da praia aqui ao lado. Um parque estadual protegido onde é possível ter contato com animais silvestres e uma grande variedade de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *